terça-feira, 22 de março de 2011

Combate à obesidase juvenil

“A vida é como andar de bicicleta: para manter o equilíbrio é preciso estar sempre em movimento.”
Albert Einstein

A obesidade/excesso de peso é um grave problema de saúde pública, afectando cada vez mais crianças e adolescentes. Segundo estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 50% da população mundial será obesa em 2025. Portugal é já um dos lideres no que diz respeito à obesidade infantil, possuindo uma grande percentagem de crianças obesas.
Erros alimentares, como excessivo consumo de alimentos hipercalóricos, horários de refeição irregulares, baixos níveis de actividade física, a paixão e dependência pela televisão e pelos vídeo jogo são as principais causas desta epidemia do séc. XXI.
Deste modo, torna-se necessário agir em prol da saúde pública, promovendo de uma pedagogia promotora de hábitos alimentares saudáveis e da prática regular de actividade.
No nosso agrupamento, após uma avaliação do Índice de Massa Corporal, um dos indicadores de excesso de peso, constatou-se que 10 % da comunidade escolar do 2º e 3º ciclo apresenta excesso de peso. Para que possamos inverter esta tendência e prevenir futuros problemas de saúde dos nossos jovens, está a ser desenvolvido no âmbito do projecto do Fitnessgram, um programa de intervenção destinado à modificação de comportamentos. Este programa visa essencialmente incutir a prática regular de actividade física, começando por lhes oferecer semanalmente a possibilidade de realizar 45 minutos de actividade física com acompanhamento. Um outra vertente deste projecto é a educação alimentar onde é dado a conhecer a estes alunos as principais regras de uma alimentação saudável.
Este projecto já conta com a participação entusiasta de cerca de 36% dos alunos com excesso de peso da nossa escola, JOVENS QUE ESTÃO DISPOSTOS A MUDAR, POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA!

SE PERTENCES AO AGRUPAMENTO E TENS PROBLEMAS DE EXCESSO DE PESO JUNTA-TE A NÓS À QUINTA-FEIRA DAS 17H ÀS 17H45.


Sem comentários:

Enviar um comentário